Sendo a poupança uma das principais razões para a compra de um carro usado em vez de um novo, é natural que, mesmo após a compra do seu carro, queira continuar a poupar.
Para isso, trazemos-lhe algumas das principais dicas que lhe permitirão poupar no combustível:
1. Ateste sempre o depósito
Ao atestar sempre o depósito, diminuirá o número de viagens à bomba de gasolina e, assim, além de poupar dinheiro, também poupa tempo.
2. Abasteça de manhã, o mais cedo possível
Uma vez que o combustível é sensível às variações de temperatura, a densidade do mesmo diminui à medida que a temperatura desce, verificando-se o oposto quando a temperatura sobe. Assim, para um melhor aproveitamento, deverá abastecer nas horas mais frescas.
3. Certifique-se que a tampa do depósito fica sempre bem fechada
Para que o combustível não vá evaporando, deverá garantir que o depósito fica sempre totalmente fechado.
4. Mantenha a pressão dos pneus adequada
Uma vez que os pneus com um valor de pressão abaixo do recomendado aumentam o consumo de combustível entre 1% a 2% a cada 0,2 bar de baixa pressão, deverá sempre certificar-se de que os pneus mantêm a pressão adequada, principalmente em longas distâncias ou com cargas elevadas. Além de poupar combustível, também prolonga a vida útil dos pneus.
5. Opte por uma condução eficiente
Ao optar por uma condução eficiente, não só poupa no combustível, como também se mantém em segurança. Para tal, deverá: utilizar a primeira mudança apenas para arrancar; conduzir sempre com a mudança mais alta possível; moderar a velocidade e minimizar as travagens bruscas.
6. Evite o transporte de carga desnecessária
Um carro mais pesado consome mais combustível, portanto, retire toda a bagagem desnecessária do porta-bagagens, dos assentos traseiros e, até, do tejadilho, se for o caso.
7. Utilize o ar condicionado com moderação
Apenas deverá utilizar o ar condicionado quando for necessário. Além disso, não selecione temperaturas demasiado inferiores à do exterior.
8. Trave com o motor
Em vez de utilizar sempre o pedal do travão, opte por engrenar uma mudança mais baixa ou, em alternativa, também poderá levantar o pé do acelerador, mantendo a mudança engrenada, se assim for possível.
9.Mantenha a manutenção em dia
Fazer as manutenções periódicas recomendadas são essenciais para manter a eficácia do carro no geral, assim como do uso do combustível. Pois, se os componentes essenciais do sistema de ignição, injeção e combustível não funcionarem com eficiência perfeita, o consumo de combustível poderá aumentar entre 3,5% e 10%.
10. Prefira um estilo de condução regular
Conduzir no trânsito em “pára-arranca” aumenta o consumo do combustível até 38%. Por isso, programe as suas rotas de forma a evitar ao máximo o trânsito, mesmo que muitas vezes tenha de optar por distâncias um pouco maiores.